Encontro iTec 2016

Painelistas

ALESSANDRO CREGO
Senior Manager, LATAM Business Development

MINI CV

Engenheiro Civil pela PUC-MG, com MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC e Mestrado em Gestão Internacional pela Universidade de Lausanne, na Suíça. Gerente sênior na área de Business Development da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) na América Latina, sendo responsável pela coordenação de projetos multifuncionais de caráter estratégico para a organização, dentre eles o programa Digital Enterprise. Antes de assumir essa posição, exerceu diversas funções de liderança nas áreas de avaliação de viabilidade econômica, planejamento e controle financeiro, gestão de projetos e consultoria interna. Possui 15 anos de experiência na indústria automotiva, tendo trabalhado na GM-FIAT Worlwide Purchasing (2001-2002), GM do Brasil (2004-2005; 2007-2009), GM North America (2006) e Fiat Automóveis (desde 2009).

ANNA BARBARA NIEMIEC
Cientista Principal – Transferência de tecnologia da Johnson&Johnson Consumo do Brasil

MINI CV

Possui graduação em Química e mestrado em Tecnologia de Polímeros pela Universidade Jagiellonian - Cracovia-Polônia) e doutorado em Físico-Química pela Universidade Estadual de Campinas. Sua carreira profissional abrange experiência em produção e controle de qualidade para maquiagens (Inglot Cosmetics – Polônia), pesquisa acadêmica em Química de Colóides para aplicação em cosméticos (tese de doutorado: “Propriedades de soluções de polímeros randômicos versus copolímeros-bloco: diagramas de fase binários e interações com surfactantes”), professora universitária para o cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Elétrica (Faculdade de Americana – Americana\SP). Desde 2007 trabalha na Johnson & Johnson na área de Pesquisa e Desenvolvimento (LATAM), especificamente em: produtos de consumo e cuidados pessoais baseados em tecnologias que envolvam polímeros e surfactantes, transferência de tecnologia e “scale-up” para formulações cosméticas (xampus, sabonete líquido, condicionadores, cremes e loções, entre outros). Atuou como responsável por melhorias nos processos de P&D e desenvolvimento de novos talentos profissionais (trainees e novos funcionários). Participou internacionalmente das transferências de processo e viabilizou novas colaborações com parceiros comerciais com diferentes formações culturais.

AURO CASTIGLIA RADUAN
Fundador da Startup VisiLog

MINI CV

O autor desenvolveu longa carreira nas áreas de Tecnologia da Informação em grandes Empresas e nos últimos 20 anos, em Logística Empresarial de Segurança e Humanitária, é Sócio Gerente Técnico de empresa de software, a SEAC (Software Especializado Assessoria e Comércio- www.seacinformatica.com.br) e fundador da Startup VisiLog – Sistemas de Otimização e Inteligência Geográfica aplicados à Mobilidade , Mestre em Engenharia de Sistemas Logísticos na Escola Politécnica da USP, foi Pesquisador no programa de Doutorado em Transportes da EPUSP além de Arquiteto de Sistemas Complexos e Professor Universitário. Foi Consultor de TI das Nações Unidas no Escritório de Genebra na Suiça onde trabalhou na migração de diversos sistemas de assistência médica aos funcionarios da ONU para plataformas Web2. Atualmente trabalha em projetos de software para Logística em diversas Empresas e Instituições no Brasil e Europa. Foi criador do Portal de Softwares para Otimização da Mobilidade e Logística denominado VisiLog (www.visilog.com.br). Esta forma de entrega dos Softwares é utilizado em Núvem, tarifado por Demanda e tem permitido melhorar o desempenho da Logística de Distribuição de Serviços e Produtos em Empresas de diferentes portes.

CARLOS FERNANDO CARVALHO MOTTA
KNOWLEDGE DIRECTIONS DO BRASIL

MINI CV

Engenheiro Civil formado na Escola Fluminense (1971). Trabalhou na Engenharia Civil e Portuária, especializada em obras marítimas e de grandes estruturas onde foi diretor e dirigiu inúmeras obras com destaque para o complexo de captação e tratamento de águas de Manaus, para a reforma e ampliação dos antigos estaleiros da Emaq (hoje EISA), para a construção do Terminal Petroleiro de Mucuripe em Fortaleza. Em 1977 ingressou na Coca-Cola Indústrias Ltda onde também assumiu o cargo de Diretor Superintendente de um fabricante franqueado. Em 1990, assumiu a posição de Presidente para o Brasil e a América do Sul da multinacional IMI Cornelius Brasil Ltda., fábrica de equipamentos para as indústrias de bebidas e refrigerantes. Abriu lojas franqueadas da Cerâmica Portobello S/A, na Barra da Tijuca e em Jacarepaguá. Desde 2011 trabalha em consultoria para administração de empresas e no apoio ao desenvolvimento de novos produtos e processos. Em 2013 integrou a equipe da Vikatech, empresa startup incubada na Incubadora da Coppe/UFRJ. Desde então implementou nessa Incubadora a Usina de Prototipagem do projeto Vikaflex que teve como objetivo produzir placas protótipos de um novo material cerâmico leve produzido com resíduo industrial sólido gerado pela Petrobrás.

EVALDO FERREIRA VILELA
Presidente da FAPEMIG

MINI CV
Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa. É Mestre em Entomologia pela USP e PhD em Ecologia pela Universidade de Southampton, Inglaterra. Realizou pós-doutoramentos nas Universidades: da Califórnia-Berkeley (EUA), de Nuremberg-Erlangen (Alemanha) e Tsukuba, Japão. É Pesquisador 1A do CNPq, com mais de cem artigos científicos referenciados e 40 mestres e doutores orientados. Foi Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil e da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi membro da CTNBio/MCTI. Atua em Comitês de Assessoramento do CNPq, CAPES e FINEP e é membro do Fundo Setorial do Agronegócio – CTAgro/MCTI. Membro da SBPC e do Programa de Empreendedorismo SEED, do Governo de Minas. Foi diretor da Fundação Arthur Bernardes de Apoio à UFV (1994 a 1999) e Reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) (2000–2004). Integra o Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV e é coordenador do projeto INOVADEFESA, financiado pelo CNPq e MCTI, bem como do projeto INOVAMINAS, financiado pela FINEP. Integra o programa DataViva, do Governo de Minas Gerais com o Media Lab MIT. Foi Secretário Adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (2007 – 2014) e Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG (março a dezembro de 2014). Atualmente, é presidente da FAPEMIG.

FELIPE LEMOS SERENO
Chefe da Divisão de Serviços e Programas de Computador - Secretaria de Política de Informática (SEPIN) do MCTIC

MINI CV

Engenheiro Agrônomo pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Agronegócios pela mesma universidade. É Tecnologista do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), onde atualmente é o Chefe da Divisão de Serviços e Programas de Computador, atuando na Gestão dos Programas Start-Up Brasil e Brasil Mais TI.

FERNANDA LOURENÇO ANGELUCCI
Pesquisadora do Grupo Boticário

MINI CV

Possui MBA em Gestão estratégica da inovação, é graduada em Farmácia e possui 10 anos de experiência no mercado de Beauty and Personal Care. Atualmente é pesquisadora de Redes de Inovação no Grupo Boticário e lidera as iniciativas de open innovation.

FERNANDO SOARES LAMEIRAS
Coordenador técnico-científico da Plataforma R3 Mineral

PLATAFORMA R3 MINERAL – GESTÃO E APLICAÇÃO DE REJEITOS EM LARGA ESCALA

Plataforma R3 Mineral foi criada dentro do Projeto Nova Mineração para abordar a questão da utilização dos rejeitos da mineração numa escala compatível com a sua geração. Essa Plataforma é um lugar para se expressar ideias e iniciar ações, ou seja, ela é uma plataforma de entendimento. Participam dela órgãos do Governo de Minas Gerais, mineradoras (geradoras de rejeitos), universidades e centros de pesquisa (geradores de soluções) e empresas e instituições interessadas em utilizar os rejeitos, sempre pensando no seu uso em larga escala (compatível com a ordem de grandeza da geração). Os objetivos da Plataforma R3 Mineral são: a) Introdução e incorporação das práticas da Economia Circular; b) Práticas da pesquisa cooperativa entre as empresas; c) Identificação de temas para pesquisa e desenvolvimento; d) Elaboração e implementação de Modelos de Negócio envolvendo a utilização dos rejeitos da mineração.

MINI CV

Físico, mestre em Ciências e Técnicas Nucleares e doutor em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela UFMG, é pesquisador titular do CDTN onde atua desde 1977. É docente dos Programas de Pós-Graduação do CDTN e da REDEMAT – Rede Temática em Engenharia de Materiais (Universidade Federal de Ouro Preto). Desde 2005 está envolvido com pesquisa e desenvolvimento relacionados com a utilização de resíduos da mineração. Atualmente é coordenador técnico-científico da Plataforma R3 Mineral – Gestão e Aplicação de Rejeitos em Larga Escala, uma iniciativa da FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

FLÁVIO VIDAL CAMBRAIA
Gestor Executivo | Assistência Técnica | Inovação |Planejamento e Controle | Qualidade - MRV

MINI CV

Graduado em Engenharia Civil e Pós-Graduado em Engenharia de Produção, ambas pela Universidade Fumec, e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pelo Ibmec. Com experiência de mais 20 anos na Gestão da Construção Civil, trabalha há 9 anos como Gestor Executivo na MRV Engenharia, maior Construtora da América Latina. Atualmente é responsável pelas áreas de Planejamento e Controle, Qualidade, Inovação e Assistência Técnica.

GUSTAVO LACERDA
Gerente de Produtos na ENACOM

MINI CV

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é aluno do doutorado em Engenharia Elétrica da UFMG e gerente de produtos na ENACOM. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Modelos de Simulação, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Artificial Distribuída, Sistemas Multiagentes, Arquitetura de software e Engenharia de Software.

HUMBERTO PEREIRA
Vice-Presidente de Engenharia e Tecnologia na Embraer e Presidente da ANPEI

MINI CV

Graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em Engenharia Mecânica, com ênfase em Aeronáutica, especializou-se em Estruturas Aeronáuticas pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Possui experiência de 30 anos em desenvolvimento, certificação e suporte a operação de jatos comerciais e executivos produzidos pela Embrer, tornando-se referência na área de Engenharia e Tecnologia para o Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos. Liderou Projetos de Inovação em Tecnologias e Processos do Desenvolvimento do Produto junto a fornecedores e órgãos governamentais certificadores. Responsável por assegurar a aplicabilidade de diversos projetos de desenvolvimento tecnológico em produtos aeronáuticos. Atualmente é Vice-Presidente de Engenharia e Tecnologia na Embraer e Presidente da ANPEI

JORGE MARIO CAMPAGNOLO
Coordenador-Geral do MCTIC

MINI CV

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFRGS (1979), mestrado em Engenharia Elétrica pela UFSC (1984) e doutorado em Engenharia Elétrica pela COPPE-UFRJ (1994). Atualmente é Prof. Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina com atuação na graduação e pós-graduação . Pesquisador na área de Planejamento e Operação de Sistemas de Elétricos de Potência, Conservação de Energia e Computação de Alto Desempenho Aplicada à Engenharia Elétrica. Atuação na gestão da pesquisa. Foi diretor de Pesquisa da UFSC por oito anos. Atuação no Conselho Superior da FAPESC por oito anos. Atuação nas relações universidade-empresa. Representante da UFSC no Conselho Deliberativo do IEL - SC. Membro da Câmara de Assuntos de Energia do Sistema FIESC por três anos. Foi representante da UFSC no Conselho do Centro Empresarial de Tecnologias Avançadas - CELTA/CERTI por oito anos. Representante da UFSC no Conselho Científico do Sapiens Park. Coordenou a elaboração da legislação que normatiza o processo de incubação de empresas na UFSC. Vice presidente do Comitê Gestor de Incubadoras da UFSC por três anos. Auxiliou na implantação do Departamento de Inovação Tecnológica (DIT) da UFSC. Consultor do DIT/UFSC para registro de novas patentes. Coordenou a elaboração da legislação que normatiza as relações da UFSC com suas fundações de apoio. Coordenou por oito anos os projetos de implantação de infraestrutura de pesquisa na UFSC. Coordenou a implantação do Laboratório Central de Microscopia Eletrônica e do Laboratório Central de Biologia Molecular Estrutural da UFSC. Coordenou a elaboração da legislação que normatiza a utilização de recursos de renúncia fiscal em projetos de pesquisa na UFSC. Palestrante nos assuntos: engenharia elétrica, curso e atuação profissional; ciência, tecnologia e inovação, fontes de financiamento; renúncia fiscal. Atualmente é coordenador geral de serviços tecnológicos e Secretário Substituto da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação-SETEC do MCTI.

KELLY GALESI
Gerente de Inovação da BRF

MINI CV

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista possui extensa trajetória ligada à inovação como executiva em grandes empresas multinacionais de eletrodomésticos e alimentos, com experiências em instituições acadêmicas e como empreendedora. Atualmente, Head do Programa de Startup Engagement da BRF, também liderou, ao longo de 2015, a inovação para categorias importantes no negócio de alimentos e a plataforma de open innovation da Companhia. Nesse mesmo ano iniciou uma jornada empreendedora abrindo um negócio próprio. De 2010 a 2015 atuou como gestora da inovação para as diversas categorias do negócio de eletrodomésticos, foi consultora na construção de novos negócios para a Whirlpool e liderou a construção da frente de Corporate Venture para a Companhia. Ministrou aulas sobre Inovação na instituição Senac. Sua experiência anterior foi na área de Comunicação das empresas Whirlpool e Caterpillar.

LETICIA DA CONCEIÇÃO BRAGA
Sócia e Gerente Executiva da OncoTag

MINI CV

Dra. Leticia da Conceição Braga Bióloga, mestre em genética, Doutora em Ciências da Saúde (oncologia experimental), Docente do Centro Universitário UNA e Izabela Hendrix. Pesquisadora visitante do Departamento de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, sócia e gerente executiva da OncoTag, onde trabalha com medicina personalizada em oncologia para descoberta de Biomarcadores preditivos e prognósticos a partir de amostras biológicas de pacientes.

LUCCA ZAMBONI
Especialista em Estratégia e Inovação da EDP Brasil

MINI CV

Concluiu graduação (2003) e Mestrado (2007) em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Doutorado (2013) pela Universidade São Paulo - USP. Profissional com solida formação agregada à experiência profissional em diferentes áreas de atuação possibilitando ampla e diversificada experiência de mais de 15 anos no setor de energia elétrica. Habilidade comprovada no desenvolvimento e análises estratégicas e avaliação de projetos inovadores, mais de 13 anos de experiência em prospecção tecnológica, desenvolvimento e de projetos. Atuou como pesquisador na Cipoli Engenharia e Consultoria, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bandeirante Energia S.A., Companhias Paulista e Piratininga de Força e Luz, Escelsa e Rio Grande Energia. É autor de capítulos de livros, artigos publicados em periódicos internacionais e em revistas nacionais e em anais de congressos. Atualmente é especialista em Estratégia e Inovação na EDP, Coordenador do GT_P&D ABRADEE, e Professor CEAR Mackenzie. Especialidades: Engenharia Elétrica; Energia; Distribuição de Energia; Smart Grids; Smart Metering; FLISR; Automação da distribuição; Geração Distribuída e Renováveis; Regulação; Qualidade Energia Elétrica; Eficiência Energética; Gestão de pessoas, processos, projetos e orçamentos; Gestão de perdas técnicas e comerciais; Planejamento Estratégico, sistemas de energia e inteligência artificial, com aplicações em engenharia e computação.

LUCIANA CAPANEMA
Gerente de Inovação do BNDES

MINI CV

Engenheira Química formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Engenharia de Minas e Metalurgia pela mesma instituição. Trabalhou na Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP na Área de Planejamento com os Fundos Setoriais do FNDCT de 2001 a 2003. Ingressou como funcionária do BNDES em 2003 e atuou no apoio ao Complexo Industrial da Saúde e à Agroindústria. Desde 2013, responde pela Gerência de Inovação do BNDES.

LUÍS GUSTAVO DELMONT
Especialista em Desenvolvimento Industrial do SENAI-DN

MINI CV

Sou dinâmico, empreendedor, analítico, curioso, inovador, inquieto e quero mudar esse mundo para melhor. Foco nas soluções de problemas reais e seus impactos. Sou considerado agente de mudança, com habilidades em negociações e em relações interpessoais. Tenho experiência com gestão de equipes e coordenação de projetos complexos, inclusive em âmbito nacional, com equipes multifuncionais. Atualmente sou especialista no SENAI Departamento Nacional atuando na construção de modelos de fomento e interação com parceiros para alavancar a inovação. Sou presidente do Conselho Fiscal da Embrapii e membro do Comitê Gestor do Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos – PNI. Além disso, sou graduado e mestre em economia.
Sou gente que faz!

LUIZ EUGÊNIO ARAUJO DE MORAES MELLO
Gerente Executivo de Tecnologia e Inovação na Vale e Vice-Presidente da ANPEI

MINI CV

Gerente Executivo de Tecnologia e Inovação na Vale SA, uma das maiores empresas de mineração no mundo, presente em cinco continentes. É também Diretor Presidente do Instituto Tecnológico Vale, entidade responsável por desenvolver pesquisas no setor de mineração e desenvolvimento sustentável para alavancar o crescimento do futuro da empresa. Médico, Mestre em Biologia Molecular e Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Realizou estágio em Pos Doutorado na Universidade da California – Los Angeles. Foi membro do CA-BF do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), coordenador adjunto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), além de Secretário Geral, Vice Presidente e Presidente da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FESBE). Foi ainda Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de São Paulo. É Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (Insígnia da Grã-Cruz). Tem mais de 130 artigos publicados e 2 patentes concedidas na China, Europa, Japão, Coreia e Canadá. É ainda membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências.

MARCELO NICOLAS CAMARGO
Gerente do Departamento de Programas Descentralizados - DPDE da FINEP

MINI CV

M.Sc. em Administração de Empresas pelo IBMEC RJ, D.E.A. em Information Scientifique et Technique Veille Technologique pela Universidade de Toulon - França (mestrado francês); Pós-graduação em Inteligência Competitiva pela UFRJ / INT, Rio de Janeiro, Pós-Graduado em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela UFRJ, Rio de Janeiro, Black Belt pela General Electric, Crotonville / Cincinnati, E.U.A. , Graduado em Engenharia Mecânica pela UFRJ, Rio de Janeiro, Professor das cadeiras de Sistemas de Informações Estratégicas, Estatística para Decisão, Estratégia Empresarial e Gestão da Inovação dos cursos de MBA da CEFET/ RJ, Cândido Mendes e SENAC, 24 anos de carreira em empresas como FINEP, VARIG, IBM, Ishkawagima e Consultoria de Projetos, Desenvolvimento Organizacional, Gestão, Orçamento e Finanças. Foi chefe do departamento de apoio à empresa nascente e superintendente substituto da área de cooperação e subvenção da Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP.

MARCUS VINÍCIUS DE ARAÚJO FONSECA
KNOWLEDGE DIRECTIONS DO BRASIL

MINI CV

Professor da UFRJ, no Programa de Engenharia de Produção – PEP – da Coppe (Área
Inovação) e no Instituto de Química. Formado em Engenharia Química em 1978, Mestre 1983 e . Doutor 1990. Autor de mais de 110 trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Recebeu o Prêmio Vöst-Alpine da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), por trabalho na área de aproveitamento de rejeito industrial. Orientou Tese de Doutorado premiada pelo Crea-RJ. Em 1981 foi nomeado Superintendente do Polo de Xistoquímica do IQ/UFRJ. Integrou o corpo de consultores do Senai-DN. Foi Secretário Executivo da Sociedade Brasileira de Metrologia (2004-2006). De 2006 a 2013, contribuiu, integrou e coordenadou diversas iniciativas de órgãos públicos e privados. Em 2013 integrou a equipe da Vikatech, empresa startup incubada na Incubadora da Coppe/UFRJ. Entre fev.2014 a jan.2016 implementou nessa Incubadora a Usina de Prototipagem do projeto Vikaflex que teve como objetivo produzir placas protótipos de um novo material cerâmico leve produzido com resíduo industrial sólido gerado pela Petrobrás.

MARIA CAROLINA ROCHA
VP Brazil R&D Incentives da Inventta+bgi

DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA GESTÃO EFICIENTE DE RECURSOS E PROCESSOS PARA P&D

Apresentação de um case para discussão dos desafios enfrentados pelas empresas, como baixa produtividade e dificuldade de inovar, com objetivo de alcançar a gestão eficiente de processos e dos recursos para inovação, utilizando-se dos mecanismos de apoio direto e indireto. Serão abordados cenários e sugestões práticas para inovar e melhor.

MINI CV

Há mais de 9 anos na Inventta+bgi, atua principalmente na área de gestão estratégica de recursos e processos para inovação. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, com especialização em Direito Tributário pela mesma faculdade. Participou da estruturação e elaboração do conteúdo dos livros “Lei do Bem: Como alavancar a inovação com a utilização dos incentivos fiscais” e “Fomento à inovação: Da ideia ao recurso”. Também atua como professora convidada da PUC Minas, do curso de pós-graduação de Gestão Fiscal e Tributária, lecionando a matéria Decisões Estratégicas e Incentivos Fiscais.

MORGANA FONSECA SÁ MAIA
Pesquisa e Desenvolvimento da Saint-Gobain

MINI CV

Tenho 29 anos, trabalho na Saint Gobain, unidade de Barbacena há 7 anos no departamento de Pesquisa e Desenvolvimento. Comecei como estagiária, em 2010, enquanto fazia graduação em Engenharia de Materiais pela UFSCar, onde segui a ênfase em Materiais Cerâmicos. Hoje sou coordenadora de P&D, com uma equipe de 3 colaboradores, onde buscamos o avanço técnico-científico da nossa unidade, melhorando nossos produtos e processos, para atender melhor nossos clientes atuais e prospectivos. Adoro viajar, ouvir música, ler e pintar, sendo em partes um estereótipo nerd/geek.

PATRICIA FALCÃO
Advogada da empresa Clarke, Modet & Cº Brasil

A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO E DA GESTÃO DOS ATIVOS INTELECTUAIS

Será apresentado um descritivo dos diferentes aspetos essenciais à proteção e gestão dos Ativos Intelectuais, abordando a necessidade das empresas inovadoras em investir na proteção e gestão dos seus ativos intelectuais, não somente para manter seus investimentos, mas também para alavancar seus resultados decorrentes de pesquisa e desenvolvimento (P&D), e, ainda, evitar que terceiros se apropriem indevidamente de tais ativos.

MINI CV

Advogada da Clarke, Modet & C° Brasil, empresa multinacional com sede na Espanha, especializada em Propriedade Intelectual, líder nos países de língua espanhola e portuguesa. Graduada em Direito pela Universidade Candido Mendes e Pós-graduada em Propriedade Intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Especializou-se em Contratos de Propriedade Industrial pela Licensing Executives Society - LES, tendo também cursado a Especialização em Propriedade Industrial pela Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial - A.B.A.P.I.

Atua na área de propriedade intelectual há 17 anos, desenvolvendo serviços jurídicos de consultoria, contencioso cível, e contratos em geral. Sendo ainda responsável pela redação de alguns artigos publicados, tais como: “Um Grande Incentivo às Patentes Internacionais”, “A Atividade Empresarial e Seus Sinais Distintivos”, e “A Importância da Marca como Nome de Domínio”.

PEDRO NOLASCO
Gerente do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da VAMTEC

MINI CV

Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo-EPUSP, área Metalurgia Extrativa e Materiais com a tese “Reciclagem de Poeiras e Lamas Geradas na fabricação de Aço Inoxidável”, defendida em 2004. Fez Pós-doutorado também na Escola Politécnica da USP com a pesquisa “Fabricação de Ligas Fe-Cr a Partir de Resíduos Siderúrgicos”. É Mestre em Engenharia de Materiais e graduado em Engenharia Metalúrgica pela Escola de Minas da UFOP. Ingressou no Grupo Vamtec em 2005 ocupando o cargo de Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento e atualmente está vinculado à Diretoria de Negócios Corporativos. Recebeu prêmios de reconhecimento científico, tecnológico e pela inovação por trabalhos realizados. Autor de patentes e de dezenas de artigos técnico-científicos publicados em revistas, seminários e congressos nacionais e estrangeiros. Desenvolveu e implantou em várias indústrias siderúrgicas e metalúrgicas dezenas de produtos para produção e refino de gusa e aços, sendo muitos deles fabricados a partir de resíduos industriais ou siderúrgicos. Participou de bancas de mestrado e doutorado na USP, UFMG, IFES, UNILESTE. Co-orientou alunos e profissionais a nível de mestrado. Lecionou para cursos de Engenharia, Administração, Secretariado Executivo, Matemática e Hotelaria até 2005. Participa ativamente da elaboração de projetos e planos de negócios para captação de recursos em agências de fomento para o Grupo Vamtec. Faz trabalhos voluntários para algumas entidades como a ABM -Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração.

RAFAEL ALAN SILVEIRA
Pesquisador do Grupo Boticário

MINI CV

Pesquisador de Embalagens no Grupo Boticário com foco a Pesquisa e Inovação em Perfumaria, Desodorantes e Aerossóis, com formação em Engenharia de Materiais (UEPG, 2009) e pós-graduado com MBA em Gestão Industrial (FGV, 2014), atuação em projetos de Desenvolvimento de Fornecedores e Garantia de Abastecimento da Cadeia de Suprimentos do Grupo Boticário, possui experiência profissional no mercado de Transformação de Alumínio nas empresas Votorantim Metais e Alcoa Alumínio S/A, Professor na Escola de Metalurgia do SENAI/SC nas áreas de Processos de Fabricação.

RICARDO YOGUI
Novos Projetos/Parcerias para Transferência de Tecnologia/Conhecimento da Agência PUC-Rio de Inovação

MINI CV

Mestre em Administração pelo IBMEC-RJ, MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ, Pós-Graduação pela ESPM-SP e graduação em Engenharia Automobilística pela FEI-SBC. Colabora na integração da Indústria e Academia através da Inovação. Possui mais de 25 anos de experiência em Processos de Inovação (Tecnológica, Modelos de Negócios e Desenvolvimento de Produtos), servindo organizações como Grupo Ultra, Metagal, Flag Tecnologia e Bentley Systems.

RODRIGO XAVIER
Co-fundador e CTO da Beestart

MINI CV

É bacharel em Sistemas de Informação pela PUC Minas. Trabalhou no mercado de desenvolvimento de software mobile e web durante 5 anos. É especialista em desenvolvimento móvel e web. Atualmente é Co-fundador e CTO (chefe do escritório de tecnologia) da Beestart, uma lançadora de startups que desenvolve sistemas móveis e web além de todo o suporte no que diz a marketing e modelo de negócios para pessoas interessadas em lançar seu MVP no mercado.

TIAGO DE ALMEIDA PINTO
Analista de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

MINI CV

Graduado em Relações Internacionais, pós graduado em Comércio Exterior. Trabalhou na iniciativa privada por 10 anos e fundou startups antes de ingressar no setor público. No MDIC, faz desde 2014 parte da equipe de coordenação do Programa InovAtiva Brasil. É o responsável pela gestão da rede de mentores do Programa, que conta com mais de 500 profissionais voluntários, dentre executivos de médias e grandes empresas, consultores de negócio, fundadores de startups de sucesso e investidores.

TOSHIZAEMOM NOCE
Head of LATAM Vehicle Innovation

MINI CV

Mestre em Engenharia Mecânica pela PUC-MG na área de veículos elétricos e híbridos (2009) Professor Assistente de Engenharia Mecânica na UNA em Belo Horizonte desde 2010. Trabalha na Industria Automobilística desde 2000 (Daimler-Benz/Smart GmbH e FIAT Automóveis S.A). Possui Especialização em Sistemas e Processos da Indústria Automobilística MBAuto UFRJ-COPPE (2002), cujo Trabalho de Conclusão de Curso foi exposto no Salão do Automóvel de São Paulo (2002). Obteve o Segundo Lugar na graduação em Engenharia Industrial Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET-MG (2000) onde também participou da equipe de Mini-Baja, campeã da Competição SAE Nacional nos anos de 1997 e 1999; Vice-Campeã Mundial nos EUA em 1999. Estagiou na TÜV Automotive em Munique, Alemanha, na Área de Propulsão Alterntiva/Híbrida/Integral concomitante ao Curso de Engenharia Automotiva na Universidade Politécnica de Munique (FHM).